01. DISPERSÃO MODAL (Intramodal)

Dispersion
Ocorre em fibras multímodo (MMF)
Fonte:
https://www.thefoa.org/tech/ref/basic/fiber.html

Fibras Multímodo(MMF) com núcleo com índice gradual:

GI Fiber animation

Fonte: https://www.thefoa.org/tech/ref/basic/fiber.html

02. DISPERSÃO CROMÁTICA

A dispersão cromática caracteriza-se também pelo alargamento do pulso, dessa vez causado por diferentes comprimentos de onda trafegando a diferentes velocidades na fibra. Este efeito aumenta proporcionalmente ao quadrado da taxa de transmissão, e não costuma ser um problema a taxas menores que 2,5Gbps.

A dispersão cromática tem dois tipos, que, somados, dão o total de dispersão cromática. Estes são a dispersão material e a dispersão no guia de onda.

2.1 DISPERSÃO MATERIAL

  • Existe porque um laser nunca será um impulso em frequência, ou seja, não importa quão estreita sua banda, não é apenas um comprimento de onda individual, e sim vários entre os limites de sua banda. Esses vários componentes trafegam em velocidades diferentes na fibra, logo causando o alargamento do pulso. Fonte:https://www.gta.ufrj.br/grad/04_2/wdm/item2.htm#disper

2.2 DISPERSÃO NO GUIA DE ONDA

  • Causada pela variação com a frequência do índice de refração efetivo, causado pelo tráfego tanto no núcleo quanto na casca da fibra. Isto porque comprimentos de onda maiores trafegam “espalhados” também pela casca, o que vai diminuindo o índice de refração efetivo, quanto maior o comprimento de onda, até que este se aproxima ao índice de refração da própria casca.
  • Embora não seja um problema a taxas menores que 2,5Gbps, o total de dispersão cromática aumenta proporcionalmente com o quadrado da taxa de transmissão, ou seja, em 10Gbps é 16 vezes maior e em 40Gbps é 256 vezes maior.